Traumatismo dentário,
Traumatismo Dentário foi tema dialogado com a comunidade pelos acadêmicos de Odontologia: Rayana Helen, Valéria Katrine, Victor Willian, André de Sousa.
Traumatismo dentário, o que fazer se seu filho sofrer um trauma dentário?
Compartilhamos informações aos pais em linguagem simples e acessível.
Durante a infância é comum que as crianças, que levam milhares de tombos aprendendo a andar, correndo, brincando e andando de bicicleta, acabem batendo os dentes. Por isso é importante que os pais saibam como proceder no caso de um acidente para conseguir “salvar” o dente ou, pelo menos, diminuir o dano causado.
ResponderExcluirSão vários os tipos de traumatismos que podem acontecer com os dentes, tecidos moles (lábios, lingua, bochecha), tecido ósseo e de sustentação. Para cada caso há uma indicação de tratamento e controle.
As maiores complicações devido a traumas, tanto nos dentes decíduos como nos dentes permanentes, acontecem por falta de atendimento imediato e controle realizados no consultório pelo profissional.
O traumatismo dentário não só compromete a integridade da dentição, como também poderá afetar a autoestima, a qualidade de vida e, dependendo do caso, acompanhar o indivíduo pelo resto da vida. Por isto, é importante conhecer e realizar os primeiros socorros adequados no momento da emergência.
Traumatismo dentário é um tema muito importante devido ser um acontecimento relativamente frequente na população, principalmente em crianças e adolescentes quando estão brincando. Como essas situações decorrem de acidentes, são geralmente eventos inesperados e indesejados, a falta de informação dos pais ou responsáveis pode levar a danos irreparáveis nos dentes e nas suas estruturas adjacentes. Há vários tipos de traumatismos que podem ir da simples fratura no esmalte até à avulsão dentária. Em todos os casos é de extrema importância a visita a um cirurgião-dentista o mais breve possível, mesmo se o trauma observado apresentar um dano mínimo.
ResponderExcluirA relevância do tema apresentado está justam
ResponderExcluirprofissional de como agir em casos de acidentes. A relevância do tema apresentado está justamente na sua enorme probabilidade de ocorrência, pois faz parte da criança a necessidade de brincar, correr e inerente a essas atividades estão o risco de acidentes. A arcada dentária pode ser afetada facilmente, levando a traumatismos que muitas vezes não são visto com tanta relevância pelos pais ou responsáveis, os quais podem acarretar danos irreparáveis nos dentes e nas suas estruturas adjacentes, podendo esses dentes apresentar alterações de cor ou morte da polpa que afetarão os seus sucessores.
Diante desses acontecimentos, é de suma importância que se busque, de imediato, ajuda do cirurgião dentista, para que o mesmo possa indicar a melhor saída evitando problemas futuros, porém os pais ou responsáveis devem esta familiarizados com as recomendações dadas pelo profissional de como agir em casos de acidentes.
Retifiquei abaixo.
ExcluirA relevância do tema apresentado está justamente na sua enorme probabilidade de ocorrência, pois faz parte da criança a necessidade de brincar, correr e inerente a essas atividades estão o risco de acidentes. A arcada dentária pode ser afetada facilmente, levando a traumatismos que muitas vezes não são visto com tanta relevância pelos pais ou responsáveis, os quais podem acarretar danos irreparáveis nos dentes e nas suas estruturas adjacentes, podendo esses dentes apresentar alterações de cor ou morte da polpa que afetarão os seus sucessores.
ResponderExcluirDiante desses acontecimentos, é de suma importância que se busque, de imediato, ajuda do cirurgião dentista, para que o mesmo possa indicar a melhor saída evitando problemas futuros, porém os pais ou responsáveis devem esta familiarizados com as recomendações dadas pelo profissional de como agir em casos de acidentes.
Durante a infância é comum que as crianças, que levam milhares de tombos aprendendo a andar, correndo, brincando e andando de bicicleta, acabem batendo os dentes. Por isso é importante que os pais saibam como proceder no caso de um acidente para conseguir “salvar” o dente ou, pelo menos, diminuir o dano causado.
ResponderExcluirSão vários os tipos de traumatismo que podem acontecer com os dentes , tecidos moles ( lábios, lingua, bochecha), tecido ósseo e de sustentação. Para cada caso há uma indicação de tratamento e controle .
As maiores complicações devido a traumas, tanto nos dentes de leite como nos dentes permanentes, acontecem por falta de atendimento imediato e controle realizados no consultório pelo profissional.
É importante passar informações para a comunidade sobre o traumatismo dentário, especialmente em crianças, pois este é um fato bastante comum e muitas vezes a criança e o responsável não sabe como ou a quem recorrer. É adequado que a população entenda que dependendo do trauma em dente decíduo, pode acarretar problema no futuro dente permanente, no entanto, deve-se procurar entrar em contato imediato com o dentista quando ocorrer o trauma e deve-se ter o acompanhamento clínico radiográfico no consultório de um cirurgião-dentista, no período de no mínimo 1 ano e 6 meses para dentes decíduos e 5 anos para dentes permanentes. Então é bom aconselhar que se tenha sempre o número do consultório, da residência e o celular do dentista à disposição.
ResponderExcluirTodas as crianças gostam de brincar e se divertir, porém algumas brincadeiras podem acarretar em tombos e algumas lesões. É importante que toda a comunidade saiba como lidar com o traumatismo dentário, principalmente em crianças, já que algumas brincadeiras acabam por causar alguma lesão e desta maneira os pais ou responsáveis saberão como agir e a quem procurar/recorrer. Sabe-se que a maioria das complicações ocorrem devido não haver um atendimento imediato; por isso é importante que se tenha um acompanhamento de no mínimo 01 ano e 06 meses para traumas em dentes decíduos e de até 05 anos em dentes permanentes, sempre baseado nos exames clínicos e radiográficos. É de extrema importância ter o telefone do consultório, da residência e o celular do seu dentista a disposição.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTodos estão sujeitos a sofrer um traumatismo dentário, especialmente crianças, pois durante essa fase da vida elas aprendem a andar, correr, brincar, e isso aumenta o risco de sofrerem lesões em seu corpo. No entanto, esse é um assunto de suma importância para toda a população, e não somente para aqueles responsáveis por crianças, pois, como dito anteriormente, todos estão sujeitos a sofrer um trauma dentário, e é importante saber como proceder caso sofra ou presencie um caso desses, afinal, a depender do grau do trauma, podem haver complicações bem mais sérias do que apenas perder uma parte do dente, por isso é altamente recomendado a procura imediata de um especialista para que possa ser feita uma avaliação do caso e seja indicado e tomado o melhor tratamento.
ResponderExcluirEstas lesões também ocorrem em bebes, por ser a fase em que eles estão aprendendo a andar. Durante os primeiros anos de vida, os dentes de leite tam grande relacionado com os dentes permanentes que estão se formando dentro do osso. Um traumatismo sofrido neste período pode comprometer a estética do dente permanente, quando este aparecer na boca por volta dos oito anos de idade ,desde manchas esbranquiçadas até malformação da coroa, dependendo do traumatismo. Os dentes mais afetados pelos traumatismos dentários são os anteriores superiores, em especial os incisivos centrais pelo fato de se posicionarem na região frontal da face, estão portanto na direção do movimento corporal, tendendo a receber maior impacto que os demais dentes. Além disso, eles são um dos primeiros dentes a irromper na arcada, fato que os expõe a riscos na incidência do traumatismo. Seguem os incisivos laterais superiores e os incisivos centrais e laterais inferiores. Não há, entretanto diferença entre os lados direito e esquerdo quanto à ocorrência das lesões.Prestando os primeiros socorros, o que limitara o dano na região afetada.O traumatismo dentário não só compromete a integridade da dentição, como também poderá afetar a auto-estima, a qualidade de vida e, dependendo do caso, acompanhar o individuo pelo resto da vida. Por isto, é importante conhecer e realizar os primeiros socorros adequados no momento da emergência.
ResponderExcluirO trauma em dentes permanentes ocorre, frequentemente, em crianças e adolescentes. As consequências do trauma sofrido podem ser desde uma simples fratura de esmalte até situações mais complexas, como a intrusão (entrada do dente na cavidade óssea), fraturas da raiz e a saída total do dente. A maioria dos traumas envolve dentes anteriores, provocando dificuldades para morder e falar com clareza, por exemplo. Esse comprometimento estético também causa problemas emocionais, limitando o convívio social e fazendo com que a criança ou o adolescente evite sorrir e mostrar seus dentes.
ResponderExcluirOs traumatismos dentários são acontecimentos relativamente frequentes na população. Acontecem na maioria dos casos em crianças e desportistas e podem levar a danos irreparáveis nos dentes e nas suas estruturas adjacentes. As quedas, os jogos e brincadeiras, golpes com objetos, acidentes caseiros, brigas, acidentes automobilísticos e esporte de risco são algumas das causas destes traumas. O traumatismo dentário não só compromete a integridade da dentição, como também poderá afetar a auto-estima, a qualidade de vida e, dependendo do caso, acompanhar o individuo pelo resto da vida. Por isto, é importante conhecer e realizar os primeiros socorros adequados no momento da emergência. Todo trauma dental deve ser avaliado pelo dentista, a lesão pode não parecer importante quando observada a boca da criança, mas uma avaliação pelo profissional e até a realização de um RX poderão indicar a gravidade do problema.
ResponderExcluirNos casos de dentes recém-irrompidos com formação radicular incompleta, pode ocorrer a reerupção espontânea, ou seja, a volta do dente para a posição; por esse motivo, deve-se aguardar algumas semanas. Se não ocorrer nenhum movimento em quatro semanas, iniciar sua extrusão com aparelho ortodôntico em intrusões menores (3 a 4 mm). Em dentes com formação radicular completa, o dente deve ser reposicionado cirúrgica ou ortodonticamente. Se a intrusão for grande (maior que 5 mm), proceder à extrusão cirúrgica, e não ortodôntica. Deve-se recomendar o uso de um antisséptico bucal para auxílio na higienização e também de anti-inflamatório e antibiótico. Independentemente do tipo de tratamento imediato, o cirurgião-dentista deve acompanhar o caso, para decidir quando intervir no canal radicular.
ResponderExcluir
ResponderExcluirAtividades como essas são muito importantes para sociedade, pois proporciona consulta e atendimento produzindo conhecimentos. Assim essas atividades partem de diversos pressupostos como as ações que vão desde da educação da saúde bucal até abranger maior conhecimento pra sociedade. Então esse projeto deve continuar progredindo por atender uma necessidade da população e além de conhecimento paras as mesmas.
Os traumatismos dentários são acontecimentos relativamente frequentes na população, acontecem na maioria dos casos em crianças, podendo levar a danos irreparáveis nos dentes e nas suas estruturas adjacentes, vai desde uma simples fratura no esmalte até à avulsão dentária (o dente sai inteiro da boca).Em todos os casos é conveniente uma visita ao seu Dentista já que na maioria dos casos o traumatismo aparenta ser mais simples do que é na realidade. Nos casos em que é necessário colocar o dente outra vez na boca, cada hora que passa piora significativamente o sucesso do tratamento. A melhor forma de prevenir o traumatismo dentário é ter atenção especial aos acidentes que podem ocorrer com as crianças e procurar um odontopediatra o mais breve possível, mesmo se o trauma observado apresentar um dano mínimo.
ResponderExcluirOs traumatismos dentários são acontecimentos ditos frequentes na população, dentre essas, as crianças estão à frente por conta de brincadeiras que podem ocasionar em quedas e leves acidentes. Há vários tipos de traumatismos que podem ir da simples fratura no esmalte até à avulsão dentária (o dente sai inteiro da boca). Em todos os casos é conveniente uma visita ao seu dentista já que na maioria dos casos o traumatismo aparenta ser mais simples do que é na realidade. Caso ocorra fratura no elemento dentário é de suma importância tentar encontrar o dente ou o fragmento deste para facilitar o atendimento. O atendimento odontológico deve ser feito o mais rápido possível para garantir êxito na recuperação. Deve-se levar em conta o dente, se é decíduo ou permanente para fazer seu devido acompanhamento clínico já que devido ao trauma, podem aparecer complicações posteriores. É importante ter sempre o contato de um consultório odontológico, ou mesmo o contato pessoal do cirurgião-dentista para um atendimento de urgência.
ResponderExcluirOs traumatismos dentários são lesões que acomete os dentes, os ossos que os sustentam, os tecidos gengivais e os tecidos moles. Mais comum em crianças acontece geralmente durante brincadeiras, quedas, golpes com objetos, acidentes caseiros entre outros, esse tipo de traumatismo pode ir de uma simples fratura até uma avulsão. Por isso atividades como está são importantes para conscientizar os pais sobre a importância dos primeiros socorros nesses tipos traumas, pois na maioria das vezes eles parece mais simples que a realidade e além de afetar a integridade da dentição, pode afetar também a auto estima e a qualidade de vida do individuo.
ResponderExcluir