Estação Brinca Vila 2016








O Curso de Odontologia realizou escovação dental supervisionada, educação em saúde, prevenção e promoção de doenças orais como cárie dentária, doença periodontal, câncer bucal, Incentivo à amamentação, diagnóstico oral CPO-D, trauma dentário  a fim suscitar hábitos saudáveis, comportamento participativo e compartilhamento de saberes entre os participantes.

Comentários

  1. É muito importante orientar as crianças sobre escovação, já que é um processo imprescindível para a saúde bucal. Em crianças pequenas, as mães devem supervisionar a escovação, evitando que a criança engula o flúor contido no dentifrício. A ingestão de flúor é prejudicial para a saúde e estética. A ingestão aguda pode causar náuseas e dores no estômago. A ingestão crônica poderá causar fluorose dental, prejudicando a estética.
    Falar sobre cárie dental também é importante pois as crianças podem assim entender que se trata de uma doença e que, se não for tratada corretamente, poderá acarretar inúmeros outros problemas. Quando se ensina isso as crianças elas podem reduzir o índice de cárie através da escovação e higienização correta da cavidade oral.

    ResponderExcluir
  2. Essa atividade desenvolvida pelos alunos e profissionais do Centro Universitario Uninovafapi contempla as diretrizes do SUS. A atenção à saúde bucal deve considerar tanto as diferenças sociais quanto às peculiaridades culturais, ao discutir alimentação saudável, manutenção da higiene e autocuidado do corpo, considerando que a boca é órgão de absorção de nutrientes,
    expressão de sentimentos e defesa.A higiene bucal é um componente fundamental da higiene corporal das pessoas, mas realizá-la adequadamente requer aprendizado. Nesse projeto á produção do cuidado e traz consigo a proposta de humanização do processo de desenvolver ações e serviços de saúde. Além disso proporciona um momento de lazer para as crianças e os pais.

    ResponderExcluir
  3. Através deste projeto pôde-se desenvolver ações para o usuário considerando-o em sua integralidade bio-psico-social. Sendo um ponto de partida para a construção da consciência dos aspectos que condicionam e determinam um dado estado de saúde e dos recursos existentes para sua prevenção, promoção e recuperação.
    Dessa forma, cumprindo princípio do PNEPS-SUS, propondo uma prática político-pedagógica que perpassa as ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, o incentivo à produção individual e coletiva de conhecimentos e a inserção destes no SUS.

    ResponderExcluir
  4. rojetos como esse de iniciativa coletiva que visa proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidades. Por uma sociedade se mobiliza, organizando e desenvolvendo projetos e ações sociais para transformar determinada realidade para o bem comum sem fins lucrativos.
    Um projeto social é um plano ou um esforço solidário que tem como objetivo melhorar um ou mais aspectos de uma sociedade. Normalmente tem como objetivo ajudar um grupo mais desfavorecido ou discriminado.Muitos projetos sociais são ONGs ou são criados por esse tipo de organização, com o objetivo de mudar uma realidade existente. Estas iniciativas potenciam a cidadania e consciência social dos indivíduos, envolvendo-os na construção de um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  5. Atividades como essa são muito importantes na vida da criança e ficam gravadas em suas mentes por toda a vida! Nela podemos ver a ação de promoção e prevenção em saúde adaptadas às crianças, de forma lúdica, possibilitando melhor seu entendimento. Quando a criança aprende dessa forma a maneira certa de escovar os dentes ela além de preservar sua própria saúde, tem a tendência a comentar sobre isso com pessoas próximas, como a família ou coleguinhas da escola. Merece destaque também o trabalho realizado com os pais, no mesmo projeto, de incentivo à amamentação e prevenção de doenças, pois é deles a responsabilidade maior em fiscalizar, incentivar esses bons hábitos e cuidar da saúde de seus filhos.

    ResponderExcluir
  6. É um desafio implementar uma educação preventiva, atuando educativamente junto à comunidade escolar, promovendo orientações e informações essenciais, para o desenvolvimento de hábitos saudáveis que previnem e evitam as doenças bucais. A prevenção é a melhor forma de promover qualidade de vida e o bem estar social, pois a saúde bucal interfere diretamente em todo o bem estar do indivíduo. Sendo assim, torna-se fundamental orientar, para que todo cidadão possa estar informado e prevenir-se contra possíveis problemas indesejados. Se a criança aprende dessa forma a maneira certa de escovar os dentes desde cedo, ela, além de preservar sua própria saúde, tem a tendência a comentar sobre isso com pessoas próximas.

    ResponderExcluir
  7. É de suma importância a realização da implementação de políticas públicas que visam integrar ações sócio-educativas e de prevenção á saúde para a comunidade em geral, possibilitando com essa ação mais conhecimento e hábitos saudáveis as pessoas que disponibilizam de pouco acesso a essas ações . Os alunos e professores do Centro Universitário Uninovafapi desenvolvem essa prática sócio-educativa com muito sucesso e estão de parabéns. Pois a prevenção e controle dessas doenças que são as principais causas da perca de dentes, vêm criando as bases para um exercício baseado em Promoção de Saúde Bucal com o objetivo de uma boca saudável, ou seja, sem cárie, sem doenças periodontais e com boa função no seu sentido mais amplo: boa mastigação, deglutição, fonação e estética.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas