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Promoção e prevenção de saúde em ações sócio-educativas interdisciplinares integradas aos anseios e necessidades comunitárias realizadas no Centro Universitário Uninovafapi (Teresina-PI). Trilha uma via de mão dupla entre o ensino e a pesquisa, articulados pela extensão universitária no esporte,lazer, direito, meio ambiente e desenvolvimento. Compartilham valores e cultura, saberes e práticas, ciência e tecnologia para qualificação do ensino com responsabilidade social.
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A prevenção corresponde a medidas gerais, educativas, que objetivam melhorar a resistência e o bem-estar geral dos indivíduos (comportamentos alimentares, exercício físico e repouso, contenção de estresse, não ingestão de drogas ou de tabaco), para que resistam às agressões dos agentes. Também diz respeito a ações de orientação para cuidados com o ambiente, para que esse não favoreça o desenvolvimento de agentes etiológicos (comportamentos higiênicos relacionados à habitação e aos entornos). Já a promoção da saúde consiste em proporcionar às pessoas e comunidades os meios para melhorar a qualidade de vida e “tomar as rédeas de sua saúde”. “Promoção da Saúde é definida como a capacitação das pessoas e comunidades para modificarem os determinantes da saúde em benefício da própria qualidade de vida, segundo a Carta de Ottawa (1986).
ResponderExcluirA educação em valores deve ser trabalhada fundamentando-se no respeito mútuo, a fim de fortalecer a auto-estima e a construção da identidade, respeitar a diversidade de expressões culturais, valorizar o trabalho coletivo e desenvolver a solidariedade. Quanto aos objetivos busca-se desenvolver atitudes de solidariedade e respeito, bem como o senso crítico quanto aos direitos e deveres dos indivíduos. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96), a educação infantil tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança pequena, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da sociedade.
ResponderExcluirA solidariedade é um valor relativo da não violência, que deve ser desenvolvida no âmbito escolar e aparecer nas mais simples formas, nos diálogos desde as classes de educação infantil até as turmas mais adiantadas e ensino médio, se a escola trabalhar com esse nível de educação. Através da solidariedade o sujeito percebe que pode trocar experiência com o outro, aprende a respeitar as limitações dos seus companheiros bem como as suas próprias dificuldades, mas também identifica que pode contar com o apoio de alguém, caso necessite. E por isso, temos a importância de atividades extracurriculares com as crianças, promovendo a inclusão social, dinâmicas.
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