Pesquisar este blog
Promoção e prevenção de saúde em ações sócio-educativas interdisciplinares integradas aos anseios e necessidades comunitárias realizadas no Centro Universitário Uninovafapi (Teresina-PI). Trilha uma via de mão dupla entre o ensino e a pesquisa, articulados pela extensão universitária no esporte,lazer, direito, meio ambiente e desenvolvimento. Compartilham valores e cultura, saberes e práticas, ciência e tecnologia para qualificação do ensino com responsabilidade social.
Postagens mais visitadas
Soltar pipas no céu do Brinca Vila
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A promoção da saúde consiste em atividades dirigidas à transformação dos comportamentos dos indivíduos, promovendo uma modificação no seu estilo de vida, no seu modo de pensar e agir. Os desafios incluem tanto fator familiar quanto social, cultural, político e econômico. A influência dos aspectos sociais sobre a saúde dos indivíduos e da população é como o um processo de tornar capaz a própria comunidade de atuar na melhoria de sua qualidade de vida. Por tal motivo se faz importante e necessário que esse tipo de trabalho seja cada vez mais comum em nosso meio social, que vem sofrendo com as mazelas do estado. A promoção em saúde e a preocupação para com a comunidade em que habitamos que tornam a área da saúde tão apaixonante e fascinante. Por isso é dever de cada um de nós profissionais da saúde tornar esse tipo de trabalho uma realidade.
ResponderExcluirÓtima iniciativa, é muito importante informar as pessoas sobre um assunto tão comum no dia a dia mas que ainda é uma vergonha e tabu para muitos, fazendo com que seja o assunto evitado, mas que é importante ser tratado para que as pessoas saibam como se prevenir, como detectar se apresentam algum sintoma e possam saber quem recorrer em caso de contágio, muitas destas doenças podem ter cura e serem evitadas se forem conhecidas pela pessoa ou pelo seu parceiro sexual. A iniciativa é ótima e deve ser feita mais vezes para chamar a atenção da população pra o tema e plantar a semente do conhecimento acerca do assunto.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ de grande relevância tal abordagem do tema pela problemática a qual ele envolve, cabe também ressaltar as dificuldades que se tem ao expor tal assunto no meio social, muitas vezes a falta de informação traz consigo o preconceito , que acaba mascarando o verdadeiro sentido e importância a cerca da realidade com a qual convivemos, a qual demonstra número alarmantes de um ataque silencioso que a AIDS tem feito sobre diversos níveis sociais, o que poderia ser evitado se uma devida importância tivesse acontecido sobre o tema. Muitas políticas são formuladas a cerca do tratamento e esclarecimento do assunto, porém a não relevância e medo de julgamentos ainda é uma realidade na sociedade e cabe aos instruídos pela informação quebrar as barreiras e levar o alerta sobre os meios tanto de proteção quanto de tratamento da doença.
ResponderExcluirMuito importante a grande participação da comunidade no projeto, pois eles podem esclarecer as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia, obtendo um diagnostico ou aprendendo como se prevenir de certas doenças. Ocorrendo por meios atividades dinâmicas, com foco a comunidade. Trazendo informações que quebra as barreiras e leva o alerta sobre os meios tanto de proteção quanto de tratamento da doença. Parabéns pelo projeto !
ResponderExcluirAluna: Quenaate Sama
O profissional da área da saúde tem como dever alertar a população sobre diversos tipo de doença, dentre elas as DST que infelizmente a cada dia que passa se torna mais comum, pois as pessoas estão banalizando a relação sexual e acabam deixando se prevenir. A Estação Brinca-Vila fez um belo trabalho ao montar um stand para a prevenção de DST-AIDS, conscientizado a população, mostrando as formas de se prevenir e de como buscar um tratamento. Esses projetos de promoção e prevenção de DST faz com que o Brasil continue sendo uma das maiores coberturas de tratamento antirretroviral (TARV) entre os países de baixa e média renda. Parabéns pelo o projeto Prof. Laureni Dantas!
ResponderExcluirJoyce Lorranna
Promover a saúde é parte integrante e substantiva de todo o processo de desenvolvimento
ResponderExcluireconômico e social com equidade, e isso representa um desafio para todos aqueles que hoje se encontram
na frente de luta contra a aids. Portanto, a promoção à saúde constitui o alicerce para se alcançar à
melhoria da qualidade de vida, da cidadania plena, da participação e do controle social .A estação brinca vila mostrou um excelente trabalhando mostrando as formas de prevenção as dst,uma forma de conscientização a população,focando na comunidade que por muitas das vezes passa por cima de assuntos como esses e não usa meios para que haja uma prevenção.
Hyanca Maria Brito Barbosa.
Iniciativa importantíssima para promoção de saúde, sobre uma condição que pode afetar qualquer tipo de pessoa em qualquer classe social, e uma discussão enriquecedora tanto para a população, como para a comunidade acadêmica que formam profissionais mais humanos; e usando os princípios que orientam a PNEPS-SUS como diálogo, amorosidade, problematização, construção compartilhada do conhecimento, emancipação, compromisso com a construção do projeto democrático e popular, podemos cada vez mais ampliar o acesso à saúde e ao conhecimento.
ResponderExcluirJohn Mayke Martins Rodrigues
De acordo com as Diretrizes da Política Nacional em Saúde Bucal, estabelecer uma gestão participativa, com ética e integralidade tem a finalidade de acolher grande parte da população a fim de desenvolver ações em saúde bucal que atrelem prevenção, qualidade e abrangência.
ResponderExcluirDessa forma, o Projeto Brinca-Vila, busca alcançar e acolher parte da população que não tem tanto acesso à saúde visto fatores socieconômicos. O foco, deste projeto, além de melhorar índices epidemiológicos locais é mostrar ao acadêmico a importância da integralidade da ação em si, demonstrando que o indivíduo é um sistema integrado e não apenas uma cavidade oral isolada.
Nesse sentido, esta ação social com tema “DST-AIDS” é de suma importância, visto a multidisciplinaridade do tema. Como uma doença sistêmica e por enquanto sem cura, com manifestações na cavidade bucal, cabe ao estudante de odontologia, e os profissionais já formados darem orientações a população e, principalmente, saber repassar de maneira correta as formas de prevenção.
Nesse contexto, de acordo com a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS) cabe ao profissional em saúde fortalecer os movimentos coletivos de articulação social, redes solidárias a fim de contribuir para a existência de ações intersetoriais com a finalidade de promover saúde. Desta maneira, o Projeto Brinca-Vila além de ser uma fonte de conhecimento prático aos alunos, respeita as Diretrizes da Política Nacional em Saúde Bucal e corrobora para uma melhor assistência à população de Teresina.
PEDRO GUILHERME SILVÉRIO DE ASSIS E SOUSA
A prevenção das DST/aids é um tema amplo, que envolve conhecimentos de diferentes áreas e diversas dimensões afetivas, éticas, socioculturais e de saúde. Nesse sentido, as questões abordadas representam um conjunto de tópicos inter-relacionados e a seqüência apresentada tem uma intencionalidade, é um requisito imprescindível para a qualificação do trabalho coletivo. De fato, a revisão de experiências educativas realizadas em práticas sexuais desprotegidas, são muito eficientes em aumentar conhecimentos, têm alguma eficiência em mudar atitudes e, com raras exceções, são ineficazes na mudança de práticas relacionadas à saúde, esse assunto alerta para a necessidade de questionar os objetivos da educação em saúde e mostram que é muito difícil vincular diretamente as atividades educativas planejadas aos comportamentos dos educandos já que inúmeros outros fatores compõem a experiência de vida das pessoas.
ResponderExcluir