Sensibilizar para construção da paz e solidariedade











"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo".(Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido).

Comentários

  1. Nádia Fernandes Ribeiro18 de junho de 2017 às 06:05

    A prevenção corresponde a medidas gerais, educativas, que objetivam melhorar a resistência e o bem-estar geral dos indivíduos (comportamentos alimentares, exercício físico e repouso, contenção de estresse, não ingestão de drogas ou de tabaco), para que resistam às agressões dos agentes. Também diz respeito a ações de orientação para cuidados com o ambiente, para que esse não favoreça o desenvolvimento de agentes etiológicos (comportamentos higiênicos relacionados à habitação e aos entornos). Já a promoção da saúde consiste em proporcionar às pessoas e comunidades os meios para melhorar a qualidade de vida e “tomar as rédeas de sua saúde”. “Promoção da Saúde é definida como a capacitação das pessoas e comunidades para modificarem os determinantes da saúde em benefício da própria qualidade de vida, segundo a Carta de Ottawa (1986).

    ResponderExcluir
  2. A educação em valores deve ser trabalhada fundamentando-se no respeito mútuo, a fim de fortalecer a auto-estima e a construção da identidade, respeitar a diversidade de expressões culturais, valorizar o trabalho coletivo e desenvolver a solidariedade. Quanto aos objetivos busca-se desenvolver atitudes de solidariedade e respeito, bem como o senso crítico quanto aos direitos e deveres dos indivíduos. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96), a educação infantil tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança pequena, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da sociedade.

    ResponderExcluir
  3. A solidariedade é um valor relativo da não violência, que deve ser desenvolvida no âmbito escolar e aparecer nas mais simples formas, nos diálogos desde as classes de educação infantil até as turmas mais adiantadas e ensino médio, se a escola trabalhar com esse nível de educação. Através da solidariedade o sujeito percebe que pode trocar experiência com o outro, aprende a respeitar as limitações dos seus companheiros bem como as suas próprias dificuldades, mas também identifica que pode contar com o apoio de alguém, caso necessite. E por isso, temos a importância de atividades extracurriculares com as crianças, promovendo a inclusão social, dinâmicas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas