Brinca Vila 2016



Comentários

  1. A PNEPS-SUS reafirma o compromisso com a universalidade, a equidade, a integralidade e a efetiva participação popular no SUS, e propõe uma prática político-pedagógica que perpassa as ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, o incentivo à produção individual e coletiva de conhecimentos e a inserção destes no SUS. Tal atividade é realizada na Estação Brinca Vila pela instituição de ensino UNINOVAFAPI, representada pela professora Laureni.

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  2. A construção compartilhada do conhecimento consiste em processos comunicacionais e pedagógicos entre pessoas e grupos de saberes, culturas e inserções sociais diferentes, na perspectiva de compreender e transformar de modo coletivo as ações de saúde desde suas dimensões teóricas, políticas e práticas. O eixo estratégico da participação, controle social e gestão participativa tem por objeto fomentar, fortalecer e ampliar o protagonismo popular, por meio do desenvolvimento de ações que envolvam a mobilização pelo direito à saúde e a qualificação da participação nos processos de formulação, implementação, gestão e controle social das políticas públicas; e tudo isso pode ser visto na estação brinca vila da instituição uninovafapi, representada pela professora Laureni

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  3. Vocês estão de parabéns com o projeto “estação brinca vila” por promover a participação da população, onde a própria população entende e participa da mensagem transmitida do projeto e cuida da sua saúde, ou seja, fica como autor da sua própria saúde e assim ampliando o conhecimento popular. Esse projeto atende os objetivos da política nacional de saúde popular e saúde em âmbito com o SUS que são diálogo, amorosidade, problematização, construção compartilhada do conhecimento, emancipação e compromisso com a construção do projeto democrático e popular.

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  4. Amorosidade é a ampliação do diálogo nas relações de cuidado e na ação educativa pela incorporação das trocas emocionais e da sensibilidade, propiciando ir além do diálogo baseado apenas em conhecimentos e argumentações logicamente organizadas. É reconhecer e valorizar as culturas populares, especialmente as várias expressões da arte, como componentes essenciais das práticas de cuidado, gestão, formação, controle social e práticas educativas em saúde, é contribuir com a implementação de estratégias e ações de comunicação e de informação em saúde identificadas com a realidade, linguagens e culturas populares. A atuação da equipe de saúde bucal (ESB) não deve se limitar exclusivamente ao campo biológico ou ao trabalho técnico–odontológico. Ademais de suas funções específicas, a equipe deve interagir com profissionais de outras áreas, de forma a ampliar seu conhecimento, permitindo a abordagem do indivíduo como um todo, atenta ao contexto sócio-econômico-cultural no qual ele está inserido. A troca de saberes e o respeito mútuo às diferentes percepções deve acontecer permanentemente entre todos os profissionais de saúde para possibilitar que aspectos da saúde bucal também sejam devidamente apropriados e se tornem objeto das suas práticas. Todas estas características citadas, estão de acordo com as diretrizes da política nacional de saúde bucal e com a política nacional de educação popular em saúde. E todas estas características podem ser observadas na estação Brinca Vila, um projeto de extensão do Centro Universitário Uninovafapi, que é ministrado pela professora Laureni Dantas.

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  5. Essas atividades são de suma importância pra sociedade por proporcionar não apenas o clássico de ser consulta e atendimento e sim o processo de consultar e atender vindo a produzir conhecimentos, responsabilização e autonomia em cada usuários. Assim essas atividades partem de diversos pressupostos e ações e vão desde da educação da saúde bucal até a fluoretação da água, abrangendo maior conhecimento pra sociedade. Outra ação importante que esse projeto desenvolve é a aplicação do flúor que visa prevenção no controle da cárie. Então esse projeto deve continuar progredindo por atender uma necessidade da população e além de conhecimento paras as mesmas.

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  6. Professora Laureni Dantas,esta de Parabéns por promover o diálogo e a troca entre práticas e saberes populares no âmbito do SUS, aproximando as pessoas da gestão, dos serviços de saúde, dos movimentos sociais populares, das práticas populares de cuidado e das instituições;e promoção da saúde na perspectiva da mobilização popular em defesa do direito universal à saúde,os profissionais da equipe de saúde bucal devem desenvolver a capacidade de propor um vinculo, seja no interior do próprio sistema de saúde, seja nas ações desenvolvidas com as áreas de saneamento, educação, assistência social, cultura,transporte, entre outras.Na assistência essas pessoas que apontam, fundamentalmente, para a ampliação e qualificação da atenção básica, possibilitando o acesso a todas as faixas etárias e a oferta de mais serviços bucais e apoio do sistema as pessoas, todo esse belo projeto podem ser avaliado e ir a fundo na estação Brinca Vila, um projeto de extensão do Centro Universitário Uninovafapi, que é ministrado pela professora Laureni Dantas.

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  7. Um projeto lindo que além de ajudar a comunidade, propõe aos estudantes um contato com a realidade que iremos enfrentar, além de nos humanizar, característica que anda em falta. A Estação Brinca Vila integra lazer, saúde, serviços jurídicos de maneira a envolver todos presentes, através de brincadeiras, jogos e atividades. Parabéns pela iniciativa professora Laureni Dantas.

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  8. O Projeto Brinca Vila ,possibilita a alunos da Instituição Uninovafapi o exercício pleno de sua cidadania, adotando o papel de agente transformador da realidade social contribuindo para o repasse de conhecimento técnico e profissional para indivíduos de comunidades carentes. Essa e uma estratégia de fomento à promoção do desenvolvimento global de famílias carentes, visando o alcance de melhores condições de vida. O projeto aposta no desenvolvimento integrado e sustentável da família como alternativa para reduzir os problemas sociais e econômicos de comunidades carentes. No dia do projeto todos os alunos de todas as áreas engajam nessa causa, para oferecer um dia de lazer para todos da comunidade. Parabéns a todos os envolvidos nesse lindo projeto, somos muito gratos a professora Laureni por seu amor e todo empenho para cada ano promover uma festa linda , esse projeto deve continuar crescendo para atender uma necessidade da população.

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  9. Foi um Previlegio participar de um programa tao importante que visa, ajudar as crianças e nao só as crianças mas as famílias, fazer da brincadeira um ensinamento.
    O bom também ver o jeito das crianças a alegria, como elas se arrumam para irem participar, querem passar por tudo que o Brinca Vila oferece. Bom para nós alunos também para apredermos a lidar com as pessoas, a tratar como pessoa mesmo, nao só como um paciente.

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  10. O projeto de extensão "estação brinca vila" é de uma generosidade e de uma sensibilidade pouco vista, em que a instituição se disponibiliza a abrir suas portas para tantas pessoas, objetivando humanizar os acadêmicos e nos mostrar outras realidades. Onde os alunos tem o prazer de conviver, mesmo que por pouco tempo, com uma comunidade. Vale ressaltar a integração e empenho dos alunos e professores de inúmeros cursos e inúmeras áreas em promover esse evento. Tive o prazer de participar no ano de 2016 e impressiona o quanto as crianças esperam e o quanto ficam felizes no evento. Parabéns a Prof. Laurenir, idealizadora e principal responsável pelo sucesso desse projeto.

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