Oficinas de artesanato estimulam práticas sustentáveis





Os cursos de Design de Interiores e Engenharia Ambiental e Sanitária compartilharam com a  comunidade Oficina de material reciclável. O artesanato voltado à conscientização ambiental é uma forma eficaz de envolver a comunidade e tornar interativos os esforços para conservação dos recursos naturais. A produção artesanal pode desestimular o consumo exagerado, oferecendo por meio da reutilização de materiais uma forma de resistência há obsolescência programada. Criar peças artísticas a partir de materiais que iriam para o lixo é uma prática que pode oferecer oportunidade para geração de renda. Garrafas “pet”, latas de alumínio e de aço, jornais, recipientes de vidro, coadores de papel, lacres de alumínio, embalagens de papelão e “tetra-pac” assim como inúmeros outros materiais podem ser aplicados, com baixo custo e resultados surpreendentes, transformando o que era visto como “lixo” em peças de decoração e utilidade doméstica.

Comentários

  1. O artesanato visto como um padrão bio sustentável torna-se uma medida transformadora, onde dar a oportunidade para uma geração movida pelo consumo excessivo. Com este trabalho pude compreender vários fatores em relação ao meio ambiente. Um deles é o desenvolvimento sustentável, que quer dizer atender as necessidades das novas gerações sem comprometer os recursos naturais e ambientes, preservando a existência de futuras gerações sem comprometer a demanda das mesmas.

    ResponderExcluir
  2. O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto. Apartir dessa publicação nota-se que ela é muito importante para a comunidade pois torna interativos os esforços para conservação dos recursos naturais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas