PINTURAS CORPORAIS: Mochileiros nas Aldeias Guajajáras




Pintura corporal é uma das formas de arte indígena onde os corpos são pintados com tinturas extraídas de plantas como: Jenipapo, Urucum, Babaçu. A pintura corporal é uma forma de expressão. Nossas pinturas foram feitas com Jenipapo, cujo significado em guarani é fruta que serve para pintar. Some depois de aproximadamente duas semanas.

Para muito além do conteúdo estético, possui finalidade mágico-simbólica, vinculada que está ao universo mítico-cosmológico da comunidade, além de, entre outras funções, servir de “carteira de identidade” de quem a exibe, ao revelar dados sobre sua etnia, posição e prestígio social, sexo, idade, filiação a esse ou àquele clã, estado civil, se participa de algum ritual, preparação para a guerra, etc.

Comentários

  1. Impressionantemente que povos e nações se diferem e se comunicam através do corpo e do que usam. Isso se deve as diferenciações sociais, de genêro, geográficas, entre outras. A partir disso perccebe-se que a moda como indumentária é tão rica e importante a ser estudada como instrumento sociocultural. Parabéns pelas fotos e principalmente pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. A extensão do Projeto Brinca Vila que visa compartilhar com outras culturas a cultura de pinturas corporais dos indios Guajajáras é de grande importancia para que possamos compreender o quão diversas e interersantes são todas as manifestações culturais. Por ser algo "diferente" do que costumamos ver diariamente vivendo na sociedade urbana, essas manifestações corporais dos indios Guajajáras nos mostram como existem diversas formas de comunicação e principalmente nos enriquecem culturalmente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas