Estudantes de Odontologia no Combate à Dengue




Os estudantes do Curso de Odontologia da Faculdade NOVAFAPI participaram dia 22/fevereiro/2011 de ação de mobilização comunitária para a Campanha de Combate à Dengue.

A ação foi desenvolvida junto à equipe 11 da Estratégia Saúde da Família do Centro de Saúde Bom Samaritano, localizado no CIS - Centro Integrado de Saúde da NOVAFAPI, que assiste a 927 famílias domiciliadas nas Vilas Bom Samaritano e Santa Maria de Jesus em Teresina-Piauí.

Organizados em sete microáreas do território de saúde, os estudantes percorreram as vilas acompanhados dos agentes comunitários de saúde. Distribuíram material informativo para o combate a Dengue e mapearam o território, a fim de desenvolver habilidades para a vigilância epidemiológica.

A ação é uma atividade do Estágio Supervisionado em Odontologia na Comunidade. Constitui-se numa via de mão dupla entre o ensino e o serviço de saúde. Ao tempo em que se insere nas atividades de prevenção em saúde da equipe Saúde da Família, conhece o território, desenvolve habilidades de mobilização, pratica a interdisciplinaridade e planeja a elaboração de instrumentos de medidas das condições de saúde bucal.

Dengue é uma doença infecciosa aguda transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. O quadro clínico é amplo, apresentando desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves como hemorragia, choque e às vezes óbito (morte).

É uma doença de notificação compulsória e sua forma grave é de notificação imediata. A forma clínica clássica é conhecida como dengue clássica ou febre da dengue e a forma grave, febre hemorrágica da dengue.

Combater a dengue é um dever de todos. Do governo, da sociedade e também das empresas. Cada um pode fazer a sua parte para ajudar a acabar com a doença. O Ministério da Saúde orienta que todos os brasileiros devem colaborar com as campanhas em prol da saúde e bem estar da população. De acordo com o Levantamento do Índice Rápido de Infestação (LIRAa), 24 cidades correm risco de ter surto de dengue e é por isso que todos devem estar unidos nessa campanha.

Comentários

  1. foi bastantente interesante onde ajente vai adequerindo mais esperiencia em comvivencia na comunidade e comcentiza as pessoas do risco da dengue com previnir contra dengue

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas